quarta-feira, dezembro 11

Mito ou verdade: os produtos de cabelo podem encostar na raiz?


Você já deve ter ouvido por aí que nenhum produto pode encostar no couro cabeludo, certo? Esclareça, saiba quais produtos podem ir direto na raiz. Confira!


Redação Blanc Collection

Tanto medo em torno do assunto tem fundamento: produtos muito oleosos, quando em contato com o couro cabeludo, correm o risco de entupir os poros e obstruir a saída dos fios, o que pode resultar em caspa, queda de cabelo e aumento da oleosidade. Mas isso não quer dizer que você deve temer e evitar todos os produtos. Os que promovem a limpeza, esfoliação, fortificação e até alguns de styling devem, sim, chegar até a raiz. É o caso dos pré-xampus, ampolas e até algumas máscaras. Veja quais você pode usar e os cuidados que você deve tomar:

1- Máscara de hidratação

Sinal verde: a regra geral é usá-la com mais frequência nas pontas, das orelhas para baixo, mas em algumas situações pode chegar à raiz para nutrir o couro cabeludo. É o caso de quem aplica muitos produtos finalizadores ou de styling e usa xampu de limpeza uma vez por mês. Esses produtos são mais agressivos e retiram os resíduos, a oleosidade e os nutrientes também. Então, é importante passar a máscara hidratante em seguida, caso contrário o couro cabeludo entende como uma agressão e começa a produzir mais sebo.
Cuidado: toda atenção é pouca! Certifique-se de que os produtos sejam livres de silicones e manteigas, que são muito pesados e podem deixar a área oleosa.

2- Ampolas

Sinal verde: as ampolas são específicas para certos tipos de tratamentos e alguns deles começam desde a raiz. É o caso das fortificantes, que contém vitaminas e aminoácidos e devem ficar em contato com o couro cabeludo para que haja a absorção desses nutrientes.
Cuidado: fique de olho na consistência da sua ampola. Algumas têm fórmula oleosa e não são indicadas para fios normais a oleosos.

3- Xampu seco

Sinal verde: Ele funciona como um talco que suga a oleosidade dos fios, inclusive da raiz, e devolve o aspecto e a sensação de limpo. Alguns cabeleireiros usam até como finalizador - ele dá um aspecto mate ao penteado.
Cuidado: Embora não cause irritação, ele deve ser usado somente em ocasiões especiais, pois também deixa resíduos que podem acumular e fazer mal à saúde dos fios. Para não correr riscos, lave o cabelo assim que possível e evite usá-lo todos os dias.


4- Protetor solar para cabelo

Sinal verde: pode parecer estranho, mas ele pode (e deve) entrar em contato com o couro cabeludo, pois a função dele é proteger contra os danos do raio solar. Use sem medo.
Cuidado: o truque para quem tem fios finos ou oleosos, que podem ficar pesados, é optar por produtos líquidos em spray. Borrife a uma distância de 20 centímetros da cabeça, para espalhar de forma homogênea, e depois de entrar na piscina ou no mar reaplique o produto.

segunda-feira, dezembro 9

Os cinco mandamentos dos cabelos com mechas para o verão


Sol, verão e fios saudáveis e com brilho combinam? Claro que sim! Mesmo as madeixas que passaram por algum tipo de processo químico, como mechas ou californianas, podem manter a cor e a sedosidade com o combo “água do mar + piscina”. As luzes californianas são grande tendência para esta estação porque têm a ver com o estilo das brasileiras.

Redação Blanc Collection

Confira 5 mandamentos dos cabelos com mechas para o verão:

ATENÇÃO, ATENÇÃO!

Redobrar os cuidados é a palavra-chave para manter os fios em dia. Faça hidratação a cada quinze dias. Não deixe para correr atrás do prejuízo depois que o cabelo estiver sensibilizado. É possível fazer esse processo de reconstrução em casa. É interessante misturar um óleo sem enxágue com uma máscara de hidratação e deixar o produto agir ao longo dos fios e nas pontas durante o banho. O vapor do chuveiro ajuda a maximizar o efeito. E não se esqueça de retirar todo o produto dos fios para que eles não fiquem pesados.

OLEOMANIA

No verão, aposte nos óleos sem enxágue para os cabelos. Além de darem um efeito bonito, eles protegem a cor e a saúde dos fios. Depois de lavar os fios, ‘suje’ dez por cento das madeixas, sempre do comprimento para as pontas, com o óleo e deixe até a próxima lavagem. O ideal é passar sempre menos do que imagina para não errar e deixar com um aspecto pesado.


NEM VERDE, NEM AMARELO

Os fios loiros têm tendência a ficar esverdeados depois de um contato prolongado com o cloro da piscina. Para amenizar esse efeito, a dica é lavar os cabelos com um xampu de limpeza profunda uma vez por semana e aplicar um condicionador ou máscara com alto poder hidratante. Vale investir em produtos com óleo de argan, macadâmia ou manteiga de karitê. Já para evitar o efeito amarelado, use um xampu com pigmentos violetas uma vez por semana. Eles geralmente são indicados para cabelos loiros.

MANTENDO A COR

A exposição ao sol causa uma fotodegradação nos cabelos e a cor tende a desbotar mais rapidamente. Uma boa dica é dar uma acendida nos fios ao longo do verão no salão. Se não puder ou tiver habilidade para fazer isso em casa, intensifique o brilho com descolorante em algumas mechas.