Aqueles fios arrepiados, que atacam lisas e enroladas, estão com os dias contados. Saiba como prevenir e combater o frizz
Redação Blanc Collection
Acabar com o frizz é possível, se você seguir alguns conselhos
O que é o tal do frizz?
Fantasma que ronda todos os tipos de cabelo, o frizz é uma resposta natural ao estado de saúde debilitado dos fios. Quando estão com as escamas muito abertas, perdem hidratação e nutrientes, o que os deixa opacos, secos e quebradiços. E, se estão fracos, não conseguem manter o sentido correto das escamas e arrepiam. As causas mais comuns do problema são os processos químicos, como tintura, alisamento e permanente.
Submetidos a eles, os fios ficam porosos, com as cutículas dilatadas, e quebram mais facilmente. Outros fatores são a umidade do ar e as condições climáticas em geral. Muito sol (ou vento) pode desidratar o cabelo. Já um clima extremamente úmido - ou, pelo contrário, seco - danifica a estrutura, causando ressecamento e aquele efeito espetado.
O cabelo branco também é forte candidato ao frizz. Quanto menos melanina, a responsável pela pigmentação, menos substâncias emolientes, que garantem a maciez. E, se o fio está duro, tende a ficar levantado.
Plano básico de combate
Você não precisa viver sem procedimentos químicos, mas seguir alguns cuidados ajuda tanto a prevenir como combater o problema. Para começar, adote as táticas certas de limpeza. Lave o cabelo em dias alternados, com água morna, usando xampu duas vezes e encerrando com condicionador, que pode ficar nos fios por até cinco minutos. Enxágue bem e não deixe resíduos, pois isso também leva ao ressecamento. É indicado fazer hidratação em casa para garantir nutrição. Se o cabelo for fino, repita a cada 20 dias. Quem tem fios grossos deve optar por aplicações semanais. Na hora de retocar a química, não aplique o produto sobre a área já afetada, evitando, assim, danificar o fio de novo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário